Muito além de novidade tecnológica, os vários meios de comunicação vem colaborando para a expansão e facilitando a disseminação da cultura, moral e ideologias da sociedade. Hoje eles são importantes espaços de socialização e educação.
Recentes pesquisas apontam que o brasileiro investe mais tempo vendo TV e na internet do que lendo. No entanto, é necessário saber interpretar o que se está lendo através das mídias. Nesses meios de comunicação é comum haver textos sonoros, visuais, etc. que podem transmitir ideologias, comerciais, conceitos e ideias sobre o mundo. Isso acaba influenciando na vida dos alunos e de todos na escola. Por isso é preciso que cada vez mais as pessoas ampliem sua noção de alfabetização/letramento.
Toda mídia pode ser usada na escola, já que os atores envolvidos no processo de ensino – aprendizagem estão constantemente em contato com elas. Porém faz-se necessário refletir sobre o modo que elas são usadas no ambiente escolar. A principal alternativa é como ferramenta pedagógica, por exemplo, análise crítica de filmes, motivar uma atividade, provocar reflexões e debates acerca de determinado assunto, sites de pesquisa entre outros. É evidente que o professor precisa supervisionar o trabalho dos alunos que usam esses sites para que leiam realmente a respeito do assunto pesquisado, não apenas copiem e colem as informações contidas ali. Nesse sentido, chega-se à conclusão de que os professores atuais precisam estar preparados para receber o aluno atual, que cada vez mais está conectado com as diversas mídias, a fim de estimular o uso criativo e critico dessas mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário