terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A leitura como busca de novos conhecimentos


AUTORA: JUSSARA DANIELE S. PENTEADO

PROJETO

TEMA: LEITURA

TÍTULO: A LEITURA COMO BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS

FAIXA ETÁRIA: 09 A 10 ANOS.

JUSTIFICATIVA: Diariamente as crianças estão em contato com meios que aparecem a linguagem escrita e oral, seja na televisão, em muros pichados, panfletos, livros e muitos outros. Ela vive num mundo letrado, onde está a todo momento sendo solicitada a participar de forma intensa, criativa e crítica. Sendo assim, a leitura é de suma importância. Nesse sentido, é mister destacar que o ato de ler deve estar atrelado à toda a vida do educando, tornando-se um processo contínuo e progressivo.
            A proposta deste projeto é propiciar ao aluno o contato com diferentes textos, para que ele possa confirmar a ampliar seus conhecimentos acerca de vários assuntos e, ao mesmo tempo descobrir uma infinidade de coisas novas que a leitura pode proporcionar.

OBJETIVOS: Estimular a leitura dos mais variados tipos de textos, bem como compreender o que foi lido.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Ampliar os conhecimentos e inserir-se na cultura letrada.
                                                   Despertar o interesse pelo novo, imaginação e fantasia.

METODOLOGIA: Pedir para que todos tragam livros e textos, para que possam trocar em sala de aula.
                                Deixar à disposição na sala de aula onde os alunos possam ler.
                                Estipular um horário na semana para a leitura.
                                Tornar possível o contato com os mais variados tipos de textos.
                                Fazer o registro do que leu (quando o professor pedir) em forma de produção de texto ou desenho.

RECURSOS: FÍSICOS-Sala de aula
 HUMANOS: alunos e professores
MATERIAIS: livros de sobre diversos assuntos, jornais, revistas, outros textos, folhas de sulfite, caderno, lápis, etc.

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada pela participação e interesse dos alunos nas atividades.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: GUERRA, Isabel Cristina Ferreira. Além das palavras: Alfabetização. 2ª edição – São Paulo; Moderna, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário