segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Unidade 4 aula 4



Nessa etapa do curso de formação continuada em informática pude aprender e refletir mais sobre o uso das TICs na escola e na vida pessoal.
Montamos o blog onde foram postadas a maioria das atividades realizadas nas aulas. Abordamos assuntos relevantes e atuais sobre o nosso cotidiano enquanto professores, como por exemplo – o que o professor atual precisa saber ou entender sobre as mídias, quem sou como professor e aprendiz, postamos projetos desenvolvidos nas escolas, entre outros.
Lemos alguns textos e assistimos a vídeos sobre o uso das mídias como ferramenta pedagógica na escola. Isso fez com que olhássemos com outra ótica para esse assunto, nos dando a oportunidade de aprender e preparar aulas que chamem mais a atenção, despertem a curiosidade, criatividade e espírito critico dos alunos.

Unidade 4 aula 2



Muito além de novidade tecnológica, os vários meios de comunicação vem colaborando para a expansão e facilitando a disseminação da cultura, moral e ideologias da sociedade. Hoje eles são importantes espaços de socialização e educação.
Recentes pesquisas apontam que o brasileiro investe mais tempo vendo TV e na internet do que lendo. No entanto, é necessário saber interpretar o que se está lendo através das mídias. Nesses meios de comunicação é comum haver textos sonoros, visuais, etc. que podem transmitir ideologias, comerciais, conceitos e ideias sobre o mundo. Isso acaba influenciando na vida dos alunos e de todos na escola. Por isso é preciso que cada vez mais as pessoas ampliem sua noção de alfabetização/letramento.
Toda mídia pode ser usada na escola, já que os atores envolvidos no processo de ensino – aprendizagem estão constantemente em contato com elas. Porém faz-se necessário refletir sobre o modo que elas são usadas no ambiente escolar. A principal alternativa é como ferramenta pedagógica, por exemplo, análise crítica de filmes, motivar uma atividade, provocar reflexões e debates acerca de determinado assunto, sites de pesquisa entre outros. É evidente que o professor precisa supervisionar o trabalho dos alunos que usam esses sites para que leiam realmente a respeito do assunto pesquisado, não apenas copiem e colem as informações contidas ali. Nesse sentido, chega-se à conclusão de que os professores atuais precisam estar preparados para receber o aluno atual, que cada vez mais está conectado com as diversas mídias, a fim de estimular o uso criativo e critico dessas mídias.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Unidade 4 aula 3


           É fundamental refletir, discutir e compreender o que realmente há por detrás do uso das mídias na escola. Também é fundamental discutir com os alunos sobre o que eles vêem constantemente na mídia, como por exemplo, os principais problemas que envolvem a sociedade. Refletir sobre o papel ocupado pela mídia na sociedade atual.
          Nesse sentido torna-se importante o preparo do professor, para que este saiba receber e utilizar a mídia como mais uma ferramenta de auxilio no processo de aquisição do conhecimento. Saiba utilizá-la com aproveitamento na escola, para preparar aulas que chamem a atenção do aluno despertem e estimulem sua curiosidade e criatividade. Tenha objetivos claros e definidos, para que ela seja usada com propósito de ajudar o aluno a ter uma nova visão de mundo, torne-se mais autônomo e compreenda a realidade em que vive.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A leitura como busca de novos conhecimentos


AUTORA: JUSSARA DANIELE S. PENTEADO

PROJETO

TEMA: LEITURA

TÍTULO: A LEITURA COMO BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS

FAIXA ETÁRIA: 09 A 10 ANOS.

JUSTIFICATIVA: Diariamente as crianças estão em contato com meios que aparecem a linguagem escrita e oral, seja na televisão, em muros pichados, panfletos, livros e muitos outros. Ela vive num mundo letrado, onde está a todo momento sendo solicitada a participar de forma intensa, criativa e crítica. Sendo assim, a leitura é de suma importância. Nesse sentido, é mister destacar que o ato de ler deve estar atrelado à toda a vida do educando, tornando-se um processo contínuo e progressivo.
            A proposta deste projeto é propiciar ao aluno o contato com diferentes textos, para que ele possa confirmar a ampliar seus conhecimentos acerca de vários assuntos e, ao mesmo tempo descobrir uma infinidade de coisas novas que a leitura pode proporcionar.

OBJETIVOS: Estimular a leitura dos mais variados tipos de textos, bem como compreender o que foi lido.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Ampliar os conhecimentos e inserir-se na cultura letrada.
                                                   Despertar o interesse pelo novo, imaginação e fantasia.

METODOLOGIA: Pedir para que todos tragam livros e textos, para que possam trocar em sala de aula.
                                Deixar à disposição na sala de aula onde os alunos possam ler.
                                Estipular um horário na semana para a leitura.
                                Tornar possível o contato com os mais variados tipos de textos.
                                Fazer o registro do que leu (quando o professor pedir) em forma de produção de texto ou desenho.

RECURSOS: FÍSICOS-Sala de aula
 HUMANOS: alunos e professores
MATERIAIS: livros de sobre diversos assuntos, jornais, revistas, outros textos, folhas de sulfite, caderno, lápis, etc.

AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada pela participação e interesse dos alunos nas atividades.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: GUERRA, Isabel Cristina Ferreira. Além das palavras: Alfabetização. 2ª edição – São Paulo; Moderna, 2001

Recursos Educacionais

A escolha desse tema aconteceu por atualmente a escola estar passando por mudanças dos valores básicos e que que haja harmonia e bom relacionamento entre os atores da escola. Estamos procurando resgatar valores já esquecidos por nossos alunos.

A moral e os valores: parte1