Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?
Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o dialogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
O texto de Pedro Demo fala principalmente da importância da escola se adaptar às novas tecnologias, pois os métodos já estão ultrapassados. Nós professores precisamos estar abertos ao novo, não temer mudanças em nossa prática. Entretanto torna-se necessário estabelecer uma relação dialógica com os alunos, dando oportunidades de todos se expressarem e exporem suas ideias e duvidas dar oportunidade para que o aluno evolua “caminhe por suas próprias pernas”.
Atualmente de qualquer lugar do mundo milhares de pessoas podem se comunicar, pesquisar sobre os mais variados assuntos, alcançando parcerias sem fronteiras. Nesse sentido a escola pode e deve aproveitar o uso das tecnologias para pesquisar os mais variados assuntos e compartilhar uma gama de conhecimentos incrível. Incentivar seus alunos a lerem sobre diversos assuntos, desenvolver jogos tecnológicos que estimulem o raciocínio lógico e despertem no aluno o desejo de encarar e superar desafios, coisas que fazem parte do cotidiano do aluno de hoje e que tem significado para ele.
Ainda no que tange à educação a internet e as novas tecnologias podem auxiliar muito na criação e desenvolvimento de projetos pedagógicos e programas voltados para essa área, por exemplo, na formação e aperfeiçoamento contínuo de professores e alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário